Publicidade
Uberaba avança na defesa LGBTQIA+ com destaque em conferência estadual
Getting your Trinity Audio player ready...

Delegação do município emplaca três propostas para etapa nacional e elege representantes

A cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, teve participação de destaque na 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ de Minas Gerais, realizada no sábado (30), em Belo Horizonte. Representada por integrantes da Coordenadoria da Diversidade LGBT+ da Fundação Cultural e de organizações da sociedade civil, a delegação municipal emplacou três propostas para a etapa nacional e teve três de seus membros eleitos como representantes de Minas Gerais.

Integraram a comitiva a coordenadora da Diversidade LGBT+ de Uberaba, Lucimira Reis Carvalho Ferreira; a gerente do Centro de Referência em Saúde LGBT+ (Cresp), Nayara Arantes; e os representantes Bruno Cristiano (Havena), Leon Lima e Nilton Carlos Resende, presidente fundador da Oscip Saiba Viver.

Durante o encontro, os representantes de Uberaba participaram ativamente dos debates e conseguiram aprovar três propostas que serão encaminhadas para discussão e votação na conferência nacional. Além disso, Lucimira Reis, Nayara Arantes e Bruno Cristiano foram eleitos delegados da próxima etapa, representando respectivamente os segmentos governamental e sociedade civil.

Entre as propostas aprovadas estão a criação de editais de fomento à cultura, ciência e comunicação com reserva de recursos para projetos LGBTQIA+; a instituição de uma Ouvidoria Nacional LGBTQIAPN+ integrada ao Ministério da Justiça; e a formalização de parcerias com universidades no processo transexualizador.

“Foi um momento histórico para Uberaba. Mostramos a força da nossa diversidade e a capacidade de proposição de políticas públicas efetivas”, afirmou Lucimira Reis. Ela destacou que levar duas propostas para a etapa nacional representa reconhecimento ao trabalho local e sinaliza avanços no cenário federal.

Para Lucimira, a participação bem-sucedida consolida Uberaba como referência estadual na luta por direitos, cidadania e respeito à diversidade.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu