Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Vigilância Sanitária de Guarujá realizou, entre sexta-feira (29) e domingo (31), a segunda fase da fiscalização em pizzarias do município. Nesta etapa, 30 estabelecimentos localizados nos bairros da Enseada e no distrito de Vicente de Carvalho foram vistoriados, resultando em 26 autos com prazos curtos para adequação.
A ação integra o conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), para intensificar o combate a surtos de diarreia relacionados à falta de higiene na manipulação de alimentos e ao consumo de água. A preocupação aumenta com o crescimento da circulação de pessoas durante a temporada de verão.
Durante a vistoria, as equipes verificaram condições de higiene, manutenção predial, armazenamento de alimentos e cumprimento das boas práticas de manipulação. A partir desta segunda-feira (1º), a fiscalização terá atenção especial à procedência da água e do gelo para consumo humano. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Chacon, qualquer produto sem origem comprovada será descartado e o estabelecimento sofrerá sanções.
“Qualquer estabelecimento que não apresentar gelo adequado, devidamente embalado, com data de validade, procedência, como CNPJ válido da marca, além de nota fiscal de compra, deverá ter o material apreendido e descartado”, explicou Chacon.
A operação também incluiu a fiscalização do cumprimento das leis estaduais que regulam a venda e consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.