Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ações durante o mês visam sensibilizar a população para o problema
Setembro começa e com ele a mobilização nacional pela valorização da vida. Com o tema “Se precisar, peça ajuda!”, a campanha Setembro Amarelo, tem objetivo de conscientizar a população sobre a importância de falar abertamente sobre saúde mental e sobre a prevenção ao suicídio. A campanha foi idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo, o que equivale a uma morte a cada 100 registros. Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta principal causa de morte, ficando atrás de acidentes, tuberculose e violência interpessoal. No entanto, especialistas reforçam: o suicídio pode ser prevenido.
Em Uberaba, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Psicossocial vai desenvolver ações visando sensibilizar a população para o cuidado com a saúde mental. Para isso serão feitas mobilizações em feiras livres, salas de espera das unidades básicas de saúde, além de mutirão de triagem. A programação do Setembro Amarelo será encerrada com seminário aberto aos servidores e comunidade.
De janeiro a julho deste ano, os números de violência autoprovocada em Uberaba, apurados pela Diretoria em Vigilância em Saúde somam 28 casos, envolvendo 16 homens e 12 mulheres. Os registros superam o total de 2024, quando foram computadas 25 mortes, sendo 18 homens e 7 mulheres.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece atendimento voltado à saúde mental, de segunda a sexta-feira, nas unidades do município. Os serviços de saúde mental atendem demanda espontânea e tem como porta de entrada as UBSs, Caps e Unidades de Pronto Atendimento. Além das Unidades Básicas de Saúde e Matriciais, os pacientes podem buscar acolhimento nos Centros de Atenção Psicossocial.