Getting your Trinity Audio player ready...
|
Produtores buscam selo de origem mineira Uai Wine
A produção de vinhos finos é destaque em Minas Gerais. O estado notabilizado pela produção de cachaça, também quer ser reconhecido pela produção vinícola. Produtores e entidades representativas buscam esse fortalecimento do setor perante o mercado local. Minas conta com cerca de 130 vinícolas. A presidente do Sindicato da Indústria do Vinho de Minas Gerais (Sindvinho), Heloísa Bertoli informou que está atuando junto ao poder público no projeto do Selo de Origem Mineira – Uai Wine – que também prevê a oferta de, no mínimo, três vinhos mineiros nos estabelecimentos que comercializam a bebida. afirmou.
A produção de vinhos finos de qualidade começou a ser intensificada nas últimas duas décadas com a difusão da tecnologia de dupla poda da videira, adaptada e validada pela Epamig. Produção, incrementada pela colheita de inverno, tem proporcionado bebidas de alta qualidade, premiadas e marcadas pela regionalidade. O presidente da Associação dos Produtores de Uva e Vinho de Minas Gerais (Uva-MG), José Procópio Stella, reforça o propósito. “Nossos produtos ganham prêmios no mundo inteiro. Precisamos mostrar ao mineiro que produzimos vinhos de alta qualidade em todas as regiões do estado, divulgar essa informação em feiras, eventos e ações junto ao governo”, destacou.
Segundo o presidente, quase 90% das vinícolas mineiras são pequenas e voltadas para o enoturismo. “O vinho é um dos produtos que mais atrai turistas no mundo. Imagina isso aliado ao contexto histórico, à culinária, à receptividade, e ao artesanato do nosso estado”, projeta José Procópio Stella.