Governo de Minas inicia levantamento para o Anuário 2025 da cachaça mineira

Compartilhe

Produtores podem participar até 10 de outubro e contribuir para políticas públicas do setor

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) deu início à coleta de dados para o segundo “Diagnóstico do Perfil dos Empreendimentos de Cachaça de Alambique de Minas Gerais”. A pesquisa vai embasar o Anuário 2025 do setor, previsto para ser lançado em 2026, e busca retratar a realidade da cadeia produtiva da cachaça no estado, com foco especial nos pequenos produtores.

A coleta de informações foi anunciada durante a 34ª Expocachaça, e segue até o dia 10 de outubro de 2025. Os dados podem ser preenchidos online, por meio de formulário disponível no site da Seapa (acesse aqui), ou diretamente no estande da secretaria no evento, onde há totens com QR Code e apoio técnico.

Segundo o secretário Thales Fernandes, o objetivo é reduzir a informalidade no setor, que atualmente gira em torno de 87%. A formalização dos alambiques permitirá maior acesso a políticas públicas e incentivos governamentais.

O primeiro diagnóstico, publicado em 2024, revelou que 93% das propriedades produtoras de cachaça possuem menos de 20 hectares e que 79,2% dos empreendimentos contratam mão de obra, evidenciando a importância econômica e social do segmento.

A diretora de Comercialização e Mercados da Seapa, Sandra Regina Carvalho dos Santos, reforçou a abrangência do questionário, que aborda produção, agroindústria, comercialização, tributação, mão de obra e plantio da cana.

A pesquisa tem apoio de entidades como Faemg, Sebrae, ANPAQ e órgãos vinculados à Seapa, como Emater-MG, Epamig e IMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *