PF prepara cela especial para eventual prisão de Jair Bolsonaro em Brasília

PF prepara cela especial para eventual prisão de Jair Bolsonaro em Brasília

Compartilhe

A Polícia Federal (PF) já dispõe de uma cela especial pronta para uma eventual prisão em regime fechado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente em recolhimento domiciliar. O espaço foi preparado no térreo da Superintendência da PF no Distrito Federal, no Setor Policial de Brasília.

A cela improvisada segue moldes semelhantes ao espaço que recebeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre 2018 e 2019, na Superintendência da PF em Curitiba. O ambiente conta com banheiro reservado, cama, mesa de trabalho, cadeira e televisão, sendo destinado à custódia individual de autoridades. Outro ex-presidente, Fernando Collor de Mello, também foi mantido em condições especiais quando preso, em uma sala no presídio estadual de Maceió (AL).

Segundo integrantes da PF, a estrutura foi montada há mais de três meses, sem um alvo específico, mas como preparação para eventuais determinações do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre as possibilidades avaliadas para o cumprimento de uma eventual prisão de Bolsonaro estão um batalhão militar, a Polícia Militar do DF — como no caso do ex-ministro Anderson Torres — ou a própria Superintendência da PF. Caso esta última opção seja escolhida, a cela especial já está pronta para uso.

A decisão de criar o espaço ocorreu após consultas da Vara de Execuções Penais do DF e da cúpula da PF sobre a viabilidade de manter ex-presidentes em local específico. Na sede da PF, não há alas destinadas a custódia comum, o que levou à adaptação da sala.

Na quarta-feira (20), Bolsonaro foi indiciado em mais um inquérito, acusado de coação no curso de processo e de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. Para a PF, ele e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) atuaram para pressionar autoridades brasileiras e articular sanções internacionais contra o país, em tentativa de interromper o julgamento da ação penal que apura o plano de golpe de Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *