Saiba tudo sobre a eleição do novo presidente do Corinthians

O Corinthians terá nova eleição presidencial na segunda-feira (25), após o impeachment de Augusto Melo. O processo será indireto...

Compartilhe

O Corinthians terá nova eleição presidencial na segunda-feira (25), após o impeachment de Augusto Melo. O processo será indireto, com 299 conselheiros aptos a votar no Parque São Jorge. O eleito cumprirá um mandato-tampão até dezembro de 2026.

A votação começará às 19h e será realizada no ginásio poliesportivo do clube. A expectativa é de que o resultado seja conhecido ainda na noite de segunda-feira, já que a apuração costuma ser rápida.

Apoiadores de Melo não pretendem judicializar o pleito, mas articulam uma oposição mais forte. Romeu Tuma Jr., presidente do Conselho Deliberativo, e Stábile viraram alvos desse grupo. Nos bastidores, há tentativa de unir forças contra o atual presidente.

Quem pode votar e concorrer

Somente conselheiros vitalícios e trienais podem votar. Para ser candidato, é preciso ter sido eleito conselheiro em duas ocasiões ou ser vitalício. Além disso, não podem concorrer nomes com condenações criminais definitivas nos últimos oito anos.

Na mesma eleição, os conselheiros também definirão o novo vice-presidente do Conselho Deliberativo, após a renúncia de Roberson de Medeiros. O eleito comandará a Comissão de Ética. Um dos nomes cotados para o cargo é o advogado Leonardo Pantaleão.

Osmar Stábile

Presidente interino desde a saída de Melo, Osmar Stábile é candidato e tem apoio de conselheiros que defendem sua eleição por aclamação. Caso vença, Armando Mendonça segue como único vice-presidente. Se perder, Stábile retorna ao posto de 1º vice.

Roque Citadini

Ex-vice-presidente do clube e ex-TCE-SP, Roque Citadini concorre pela chapa União dos Vitalícios. Figura histórica e opositor de Augusto Melo, ele busca apoio de grupos políticos que desejam barrar Stábile. A chapa 55 já declarou voto em Citadini.

André Castro

O conselheiro André Castro, gestor de investimentos, foi o primeiro a registrar candidatura. Ele promete aporte de 1 bilhão de dólares de um grupo estrangeiro, caso seja eleito. O investidor, ainda não revelado, deve ser anunciado nesta quinta-feira (21).

Siga o perfil @noapito_isfm no Instagram e acompanhe as últimas notícias no ISN Online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *