Uberaba promove evento para valorização das tradições afro-brasileiras e combate ao racismo

Compartilhe

Ação da Fundação Cultural contará com palestras, visitas técnicas e representantes de órgãos estaduais

A Fundação Cultural de Uberaba “Professor Antônio Carlos Marques”, por meio da Coordenadoria de Política de Igualdade Racial e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realiza no dia 22 de agosto, às 19h, no Memorial Chico Xavier, o evento “O Reconhecimento Formal da Autoafirmação Identitária dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e das Guardas de Congado”.

A iniciativa busca valorizar as tradições afro-brasileiras e fortalecer a luta contra o racismo estrutural. A programação inclui a participação de Clever Alves Machado, diretor de Políticas para Igualdade Racial e Povos Tradicionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), e de Gleisson Marques, mestre em Educação Profissional e Tecnológica e coordenador do Grupo Raízes do Brasil Centro Cultural de Capoeira.

Resgate cultural e reconhecimento

Nos dias 23 e 24 de agosto, a programação será ampliada com visitas técnicas a povos tradicionais de matriz africana e guardas de congado. Segundo o coordenador de Política de Igualdade Racial da Fundação Cultural, Reginaldo da Silva (Peixinho), a ação reforça o compromisso do município com o respeito, a preservação e o reconhecimento das expressões culturais negras e tradicionais.

A proposta é valorizar identidades, promover espaços de diálogo e ampliar a visibilidade de grupos historicamente marginalizados, integrando cultura, política pública e combate ao preconceito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *