Polícia Civil de MG lança cartilha do programa Dialogar durante o Agosto Lilás

Compartilhe

Material destaca atuação com autores de violência e reforça ações de enfrentamento aos crimes contra a mulher

Como parte das ações do Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou, na quarta-feira (13/8), a cartilha do programa Dialogar. Com o título Pelo Fim da Violência Doméstica: Reflexão, Responsabilização e Transformação, o material apresenta os princípios, objetivos e resultados do trabalho voltado a homens autores de crimes no contexto doméstico e familiar.

Criado em 2010 e reformulado em 2022, o Dialogar é realizado por meio de encontros semanais no Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), com participantes encaminhados judicialmente como parte do cumprimento de medidas protetivas ou no curso de ações penais. A cartilha pode ser acessada neste link.

Durante a cerimônia de lançamento, a delegada Pollyanna Aguiar, idealizadora do projeto, destacou a importância de atuar na causa do problema: “Nós só vamos conseguir efetivamente combater o crime contra a mulher se atingirmos a causa e se trabalharmos na educação, na reflexão e na responsabilização desses homens autores de violência”.

Expansão e reconhecimento

A PCMG pretende expandir o Dialogar para o interior de Minas Gerais. O chefe de Gabinete da instituição, delegado-geral Frederico Abelha, afirmou que o projeto é “eixo básico da instituição” e essencial no combate à violência doméstica. Já a chefe do Defam, delegada Danúbia Quadros, destacou o pioneirismo da iniciativa, lembrando que a Lei Maria da Penha passou a prever, recentemente, a possibilidade de encaminhamento de autores de violência a grupos reflexivos — algo que a PCMG já realiza há quase uma década.

O evento de lançamento também contou com uma apresentação artística dos alunos da Marilu Dias Escola de Dança, que encenaram trechos do espetáculo Fem., abordando questões ligadas ao universo feminino e à liberdade individual.

Ações do Agosto Lilás

Além do lançamento da cartilha, o Agosto Lilás conta com uma série de atividades promovidas pela PCMG, como visitas preventivas com base no Protocolo de Segunda Resposta, operações voltadas ao cumprimento de mandados de prisão, distribuição de materiais educativos, reuniões com a Rede de Enfrentamento e palestras sobre o tema.

A população pode denunciar casos de violência contra a mulher pelos números 190 (emergência), 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou 181 (denúncia anônima).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *