Codau aciona terceira motobomba para garantir abastecimento durante estiagem em Uberaba

Compartilhe

Medida reforça captação de água do rio Claro após 112 dias sem chuvas significativas

Diante da estiagem prolongada, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) ativou, nesta segunda-feira (18), o terceiro conjunto de motobomba do sistema de transposição do rio Claro. A medida visa garantir o abastecimento público, já que Uberaba completou 112 dias sem chuvas significativas — a última forte ocorreu em 28 de abril, com apenas 20,4 mm de precipitação, segundo o Inmet.

Com a queda na vazão do rio Uberaba — que caiu de 1.400 para 1.310 litros por segundo — o sistema de transposição já operava com dois conjuntos elétricos desde julho. Agora, com o terceiro conjunto (movido por gerador), serão acrescentados cerca de 400 litros/segundo ao volume captado.

O presidente da Codau, Rui Ramos, alertou para a importância do uso consciente da água. “É fundamental economizar e eliminar o desperdício. Uma caixa d’água de 1.000 litros atende bem até cinco pessoas por 24 horas”, reforçou, destacando que os próximos 15 dias devem registrar altas temperaturas na região do Triângulo Mineiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *