Medida reforça captação de água do rio Claro após 112 dias sem chuvas significativas
Diante da estiagem prolongada, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) ativou, nesta segunda-feira (18), o terceiro conjunto de motobomba do sistema de transposição do rio Claro. A medida visa garantir o abastecimento público, já que Uberaba completou 112 dias sem chuvas significativas — a última forte ocorreu em 28 de abril, com apenas 20,4 mm de precipitação, segundo o Inmet.
Com a queda na vazão do rio Uberaba — que caiu de 1.400 para 1.310 litros por segundo — o sistema de transposição já operava com dois conjuntos elétricos desde julho. Agora, com o terceiro conjunto (movido por gerador), serão acrescentados cerca de 400 litros/segundo ao volume captado.
O presidente da Codau, Rui Ramos, alertou para a importância do uso consciente da água. “É fundamental economizar e eliminar o desperdício. Uma caixa d’água de 1.000 litros atende bem até cinco pessoas por 24 horas”, reforçou, destacando que os próximos 15 dias devem registrar altas temperaturas na região do Triângulo Mineiro.