Hospital é referência em pré-natal de alto risco e participa de projeto nacional em parceria com a Fiocruz
No Dia Nacional da Gestante, celebrado nesta sexta-feira (15), o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) destaca sua atuação como referência regional no atendimento pré-natal de alto risco. Somente no primeiro semestre de 2025, foram realizados mais de 2.200 atendimentos ambulatoriais a gestantes e quase 800 partos, sendo a maioria deles — 51,67% — partos normais.
A data, que também marca o feriado da padroeira de Uberaba, Nossa Senhora da Abadia, visa conscientizar sobre os cuidados com a saúde da gestante e reforça a importância do pré-natal. “A ausência de acompanhamento adequado pode comprometer a saúde da mulher e do bebê. O pré-natal é uma oportunidade valiosa para atuar de forma preventiva e diagnóstica”, afirma a ginecologista e obstetra do HC-UFTM, Nara Ribeiro Nogueira Oliveira.
A especialista destaca ainda a importância do plano de parto — documento legal elaborado durante o pré-natal em que a gestante expressa suas preferências sobre o parto e o pós-parto. “Esse planejamento é essencial para garantir uma experiência segura e respeitosa, centralizada na autonomia da mulher, o que chamamos de humanização do nascimento”, pontua.
Sobre o tipo de parto, a médica ressalta que o parto normal é seguro, favorece a saúde do recém-nascido e da mãe e deve ser priorizado quando não houver indicação clínica para cesariana. “O parto normal contribui para a imunidade do bebê, facilita a amamentação e evita complicações cirúrgicas para a mulher”, afirma.
O setor de Ginecologia e Obstetrícia do HC-UFTM, conhecido como Hospital da Mulher, passa por reforma e contará com um novo Centro Obstétrico e uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN), para otimizar a assistência em nascimentos de risco.
A unidade também participa de um projeto nacional em parceria com a Fiocruz, que reúne dez passos voltados à redução da morbimortalidade materna e outros dez ao cuidado perinatal. “Essa parceria tem sido uma importante ferramenta para qualificar ainda mais nossa assistência”, conclui Nara.