Parceria com a Secretaria Municipal de Educação começa nas escolas dos bairros rurais
O cerrado é um dos biomas que mais são atingidos por queimadas durante o período de seca. O fogo na vegetação se espalha com facilidade devido aos ventos fortes nesta época do ano e como não há chuva, o mato fica muito seco, propício a propagação do fogo. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil registrou 68.635 focos de queimadas em agosto de 2024. Deste total, o cerrado representou 27,1%, do percentual de focos de incêndio, perdendo somente para a mata amazônica que representa 55,8% dos registros.
Para ajudar na prevenção das queimadas, a defesa civil de Uberaba em parceria com a Secretaria Municipal de Educação vai levar para as escolas orientações aos alunos sobre a prevenção e gerenciamento de riscos. Atividades lúdicas e didáticas serão passadas para que os estudantes aprendam desde cedo como se proteger e como ajudar a família e vizinhos em momentos de perigo.
A ação terá início na escola municipal Vicente Alves Trindade, em Santa Rosa, e seguirá atendendo duas escolas por semana. O projeto propõe a criação do dia da Defesa Civil na Escola, no qual representantes de ambas as secretarias realizarão atividades lúdicas e didáticas para apresentar aos estudantes temas como prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação diante de situações de emergência.
“Entre os assuntos que tratamos estão como identificar os riscos na sua casa, no caminho para a escola e na sua comunidade; como agir em dias de chuva forte, vento ou calor extremo; cuidado com o uso do fogo para evitar queimadas; a importância de avisar um adulto ou procurar ajuda quando algo perigoso acontecer; e, acima de tudo, como trabalhar em equipe para que todos fiquem seguros”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Eliel Miranda.
Para o diretor de Ensino da Secretaria de Educação, projetos como este são fundamentais para formar cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios das situações de risco. “A educação preventiva nas escolas é uma estratégia eficaz para salvar vidas e fortalecer o sentimento de responsabilidade coletiva, aproximando os estudantes dos órgãos públicos e criando uma cultura de segurança desde cedo”, finalizou o diretor de Ensino da Secretaria de Educação, Djalma Pereira.