Assistência técnica inédita é oferecida para piscicultores no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Compartilhe

Programa ATeG terá dois anos de acompanhamento gratuito para produtores de quatro municípios; outras 750 vagas abertas para diferentes cadeias produtivas

O Sistema Faemg Senar abriu inscrições para o primeiro grupo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) voltado à piscicultura no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Ao todo, 30 produtores de Uberlândia, Indianópolis, Nova Ponte e Perdizes serão contemplados com acompanhamento técnico gratuito por dois anos.

De acordo com o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, a oferta é inédita para a cadeia da piscicultura na região, motivada pelo crescimento da atividade. “Os participantes receberão visitas mensais de um técnico de campo, que fará recomendações técnicas sobre gestão, produção sustentável, sucessão familiar e oferecerá treinamentos para capacitar produtores e colaboradores”, destacou.

Além da piscicultura, o Sistema Faemg Senar está com 750 vagas abertas para produtores de 22 municípios em outras cadeias produtivas: agroindústria de derivados lácteos, apicultura, bovinocultura de corte e de leite, cafeicultura, fruticultura e grãos. Todas terão início no segundo semestre de 2025, com exceção da cafeicultura, que receberá acompanhamento por quatro anos.

O ATeG é um processo educativo e contínuo que combina assistência técnica, gestão e práticas de sustentabilidade. O método envolve diagnóstico, planejamento, adequação tecnológica, formação profissional e análise de resultados, com visitas mensais de técnicos.

Cadeias e municípios contemplados:

  • Agroindústria de derivados lácteos: Uberaba

  • Apicultura: Campos Altos

  • Bovinocultura de corte: Carneirinho, Santa Vitória, Prata e Uberaba

  • Bovinocultura de leite: Campina Verde, Campo Florido, Frutal, Itapagipe, Ituiutaba, Limeira do Oeste, Monte Alegre de Minas, Nova Ponte, Sacramento, São Francisco de Sales, Tapira e Uberaba

  • Cafeicultura: Araxá, Campos Altos, Indianópolis, Pratinha e Sacramento

  • Fruticultura: Ibiá

  • Grãos: Santa Juliana

  • Piscicultura: Uberlândia, Indianópolis, Perdizes e Nova Ponte

Os interessados devem procurar o sindicato rural de seu município para realizar a inscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *