|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Prefeitura garante também regularização em todos os bairros e caixas d’água distribuídas gratuitamente

Créditos: Reprodução
A Sabesp está executando uma obra de mais de R$ 130 milhões para reforçar o abastecimento de água em Vicente de Carvalho e no Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo o gerente do Departamento de Manutenção e Serviços Operacionais da companhia, Andrenandes Sincerre Gonçalves, a nova adutora trará mais segurança e potência no fornecimento de água para a região.
A intervenção utiliza o chamado método não destrutivo, que consiste na abertura de pequenas valas pontuais — ou “janelas” — para a instalação da tubulação, sem a necessidade de romper todo o pavimento. “Essa questão dessa tecnologia, ela traz uma segurança maior e danifica menos, traz menos impacto para o pavimento e para a população que transita aqui na região das obras. E vai trazer um aumento e uma segurança no abastecimento aqui, um reforço que a gente está trazendo”, explicou.
O projeto visa complementar o abastecimento, atualmente dependente do manancial de Jurubatuba, localizado na Serra do Mar. “Por conta da estiagem, esse manancial sofre impactos, então nós estamos trazendo água do sistema central que vem lá de Cubatão através dessa adutora que estamos executando”, disse Andrenandes.
O gerente destacou ainda que o Guarujá já integra o sistema de abastecimento regional, que permite transferir água de um município para outro. “A gente já tem uma travessia aqui na Ponta da Praia, que sai lá da Ponta da Praia aqui para o Guarujá, e estamos fazendo uma nova travessia aumentando essa integração, trazendo água do sistema central, integrando ainda mais aqui para o município de Guarujá.”
O prefeito do Guarujá, Farid Madi, ressaltou nesta sexta-feira (8) que a obra é fruto de reuniões realizadas no início do ano com a Sabesp. “Essa obra aqui, que está sendo iniciada agora, é fruto de uma reunião que nós tivemos no início do ano com a Sabesp, em março, justamente para tratar dessa questão de falta d’água, que é uma coisa intolerável, a gente não suporta mais, Guarujá, Vicente de Carvalho”.
Segundo o prefeito, a ligação ao sistema integrado permitirá que a água chegue de forma mais segura e constante ao distrito, reduzindo também os problemas no restante da cidade. “É um momento histórico para o Guarujá, especialmente para Vicente de Carvalho. Vai demorar um pouco, mas é uma solução definitiva”, afirmou.
Crise Hídrica
Farid também cobrou da companhia uma comunicação mais assertiva com a população e antecipação no enfrentamento de crises, lembrando que a estiagem era previsível. “Outra coisa que foi tratada foi a importância de ter uma comunicação assertiva com a população e também a gente se antecipar, que a Sabesp se antecipe aos problemas. Nós sabíamos, a Sabesp sabia, que ia ter estiagem, por que não se planejou, por que não se comunicou melhor, por que não preparou esse plano de forma antecipada, para que não acontecesse tanto transtorno.”
Regularização
O prefeito anunciou ainda que a prefeitura está autorizando a Sabesp a realizar ligações de água e esgoto em todos os bairros que ainda não estão regularizados, combatendo ligações clandestinas. “Hoje nós estamos autorizando a Sabesp a ligar água em todos os bairros que ainda não estão regularizados. Isso vai ajudar também a um planejamento melhor da própria Sabesp.”
Uma das ações imediatas será a entrega de caixas d’água para famílias que não possuem o equipamento. “Serão duas mil unidades agora num primeiro momento. Mas se precisar de três, quatro ou cinco mil, a Sabesp vai entregar”, garantiu.
