Justiça determina internação dos dois investigados; Ministério Público acompanha o caso

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apreendeu, na noite desta sexta-feira (9), o segundo adolescente suspeito de participação no assassinato de uma estudante de 14 anos dentro de uma escola particular em Uberaba. A apreensão ocorreu por volta das 18h45 e foi realizada com apoio da Polícia Militar. Ao longo do dia, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em imóveis ligados aos investigados.
A Justiça da Infância e Juventude acatou a representação da Polícia Civil e o parecer favorável do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), decretando a internação provisória dos dois adolescentes suspeitos. A PCMG informou que as investigações seguem em andamento e que novas informações serão divulgadas oportunamente, conforme os limites legais do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
De acordo com informações preliminares, o ataque ocorreu durante uma aula, quando a vítima foi surpreendida com três golpes de faca no tórax, desferidos por um colega de classe. Testemunhas relataram que o autor entregou à vítima um bilhete antes do crime — cujo conteúdo ainda não foi revelado.
O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente de Uberaba e com apoio da Coordenadoria Regional das Promotorias de Defesa da Educação e da Criança e Adolescente do Triângulo Mineiro (CREDCA/TM), acompanha os desdobramentos do caso. Após a primeira apreensão, a oitiva informal do adolescente foi realizada ainda nesta sexta-feira (9), seguindo o que determina o ECA.
Além das medidas legais, os promotores de Justiça mantiveram contato com a escola, oferecendo suporte institucional e delineando ações para acolhimento da comunidade escolar. O MPMG também manifestou solidariedade à família da vítima e à população de Uberaba, reiterando o compromisso com a promoção da cultura de paz e a prevenção de violências.
Confira a nota do Ministério Público de Minas Gerais na íntegra:
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente de Uberaba, acompanha os desdobramentos das investigações de ato infracional análogo a homicídio ocorrido, nessa quinta-feira, dia 8 de maio, nas dependências de uma instituição de ensino no Município de Uberaba.
Após a apreensão de um adolescente houve, imediatamente, conforme prescreve o Estatuto da Criança e do Adolescente, o agendamento de sua oitiva informal, realizada na manhã desta sexta-feira, dia 9 de maio.
Também seguindo os ditames legais, a Promotoria de Defesa da Criança e do Adolescente de Uberaba, com apoio da Coordenadoria Regional das Promotorias de Defesa da Educação e da Criança e Adolescente do Triângulo Mineiro (CREDCA/TM), ofereceu a respectiva representação, solicitando a internação provisória do adolescente já apreendido, o que foi regularmente deferido pela Vara da Infância e Juventude de Uberaba.
O MPMG permanece acompanhando as investigações, no sentido da apuração da participação de outros envolvidos em tão triste ataque à vida de uma adolescente de apenas 14 anos de idade, fato que trouxe enorme consternação e tristeza para toda a sociedade uberabense.
Os promotores de Justiça designados para atuar no caso também estiveram em contato com a instituição de ensino, oferecendo auxílio e suporte, bem como estabelecendo as linhas de atuação para o acolhimento de toda a comunidade escolar no retorno às aulas.
O MPMG externa o integral apoio aos familiares da vítima, e se solidariza com toda a comunidade escolar envolvida, buscando a construção e o fortalecimento de uma cultura de paz e prevenção de violências.