Publicidade
A rede de Urgência e Emergência de Praia Grande está oferecendo gratuitamente o tratamento com a Profilaxia Pós-Exposição...
Créditos: Prefeitura de Praia Grande
Getting your Trinity Audio player ready...

A rede de Urgência e Emergência de Praia Grande está oferecendo gratuitamente o tratamento com a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV durante o Carnaval. A medida é voltada para pessoas que tenham passado por situações de risco, como rompimento ou ausência de preservativo, violência sexual ou acidentes ocupacionais.

A PEP consiste em medicamento antirretroviral que reduz o risco de infecção pelo HIV. Para garantir a eficácia, é fundamental iniciar o tratamento em até 72 horas após a exposição, preferencialmente nas duas primeiras horas. O uso deve ser mantido corretamente por 28 dias, conforme orientação médica.

Para ampliar o acesso, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) passou a disponibilizar a medicação completa no Pronto-Socorro Central, no bairro Guilhermina, e nas UPAs Quietude e Samambaia. O atendimento ocorre todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana e feriados, 24 horas por dia.

Após o atendimento médico e confirmação da necessidade do tratamento, o paciente já sai da unidade com o medicamento em mãos. Em seguida, é encaminhado ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE), onde realiza acompanhamento por três meses, com exames laboratoriais de controle.

De acordo com o diretor do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Jefferson Souza, a ampliação do serviço busca facilitar o acesso da população à prevenção. “Alinhamos recentemente em reunião com as equipes a importância de ampliar o acesso a essa medicação, por isso, as unidades de Urgência e Emergência de Praia Grande passaram a fornecer a medicação completa para os 28 dias. Consideramos um serviço essencial para a população. Então, qualquer pessoa que teve alguma suspeita de exposição ao vírus HIV poderá procurar uma dessas unidades que será fornecida a PEP para ela”, afirmou.

Endereços das unidades

  • Pronto-Socorro Central: Avenida Presidente Kennedy, 1.491 – Guilhermina

  • UPA Quietude: Avenida Ministro Marcos Freire, 6.730 – Quietude

  • UPA Samambaia: Avenida Diamantino Cruz Pereira Mourão, 4.000 – Samambaia

A orientação é que, diante de qualquer suspeita de exposição ao HIV, a pessoa procure imediatamente uma das unidades para avaliação e início do tratamento.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu