Publicidade
Duas das cidades mais antigas do Brasil celebram seus aniversários neste fim de semana com competições tradicionais de natação...
Créditos: Reprodução
Getting your Trinity Audio player ready...

Duas das cidades mais antigas do Brasil celebram seus aniversários neste fim de semana com competições tradicionais de natação em mar aberto. No sábado (24), Santos realiza a 12ª Prova Aquática Cidade de Santos, e no domingo (25), São Vicente será palco da 52ª Travessia Martim Afonso de Sousa.

Em Santos, a largada da prova está marcada para as 8h, na Praia da Aparecida, em frente ao Colégio Escolástica Rosa. O percurso de 1.500 metros contará com 359 nadadores inscritos — 239 homens e 120 mulheres. A entrega dos chips será feita entre 6h30 e 7h40, seguida pelo congresso técnico às 7h45. A organização da prova, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), reforça o pedido de colaboração dos atletas para o descarte correto de resíduos, com contentores específicos disponíveis no local.

Segundo o secretário de Esportes de Santos, Rogério Sampaio, o evento marca o início do calendário esportivo de 2026 com foco na promoção da saúde e da qualidade de vida, destacando o potencial das praias como espaço para atividade física.

Já em São Vicente, a tradicional Travessia Martim Afonso de Sousa chega à sua 52ª edição e integra a programação dos 494 anos do município. A largada será às 8h30, na Praia dos Milionários, em frente à Ilha Porchat, e a chegada acontece na Praia do Gonzaguinha, próximo ao Marco Padrão. O percurso também terá 1.500 metros e é aberto a atletas a partir de 12 anos.

O secretário de Esportes e Lazer de São Vicente, Wanderson Barra, destacou a importância simbólica da competição para a cidade. “Uma das provas mais tradicionais da natação brasileira só poderia acontecer na Primeira Cidade do Brasil”, afirmou, elogiando ainda o apoio da gestão municipal ao esporte.

Todos os atletas que completarem o percurso receberão medalhas de participação. Para quem deseja acompanhar o evento, os melhores pontos de observação estão ao longo da orla do Gonzaguinha e nas imediações da Ilha Porchat.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu