|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A cidade de São Vicente, no litoral paulista, entra em estado de atenção a partir desta segunda-feira (29) diante da previsão de chuvas intensas nos próximos dias. A medida é preventiva e segue orientação da Defesa Civil do Estado de São Paulo, com base em análises meteorológicas apresentadas na última sexta-feira (26), em reunião com o governador Tarcísio de Freitas e autoridades municipais.
De acordo com o subsecretário de Defesa Civil de São Vicente, Rogério Barreto, as equipes locais já estão mobilizadas desde sábado (27), atuando em regime de sobreaviso. O monitoramento foi reforçado especialmente nas áreas mais vulneráveis, com o apoio do CONSPDEC – Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil.
“A previsão indica aumento no volume de chuvas no dia 29, o que exige atenção redobrada e pronta resposta das nossas equipes”, afirmou Barreto.
Para esta segunda-feira (29), são esperados acumulados de chuva entre 20 e 50 milímetros. Já entre os dias 1º e 2 de janeiro, uma nova frente fria deve atingir a Baixada Santista, com possibilidade de chuvas persistentes e volumes de até 80 milímetros por dia. Diante do cenário, o Governo do Estado ativou um Gabinete de Crise, com funcionamento entre 28 de dezembro e 4 de janeiro, para apoiar os municípios e viabilizar ajuda humanitária, se necessário.
Alerta também em Mongaguá
A Defesa Civil do Estado também emitiu um Boletim Meteorológico Especial para Mongaguá, onde há risco de temporais entre segunda (29) e terça-feira (30). Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), são previstas pancadas de chuva forte, com possibilidade de rajadas intensas de vento, descargas elétricas e até queda de granizo, ainda que de forma isolada.
Na quarta-feira (31), o padrão climático deve ser típico de verão, com sol e pancadas de chuva ao final do dia. Entre quinta-feira (1º) e domingo (4), a passagem de uma frente fria poderá contribuir para a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), aumentando o risco de chuvas contínuas na região.
A Defesa Civil orienta os moradores a evitarem áreas alagadas, manterem atenção em locais de risco e acompanharem os canais oficiais para atualizações.
Telefones de emergência:
-
Defesa Civil – 199
-
Corpo de Bombeiros – 193
-
Samu – 192
-
Polícia Militar – 190
-
Guarda Civil Municipal – 153
