Publicidade
foto bolsonaro soluco 27 12 25
Getting your Trinity Audio player ready...

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou, neste sábado (27), por um procedimento chamado bloqueio anestésico do nervo frênico, feito no lado direito, na região da coluna cervical, com objetivo de tentar conter crises persistentes de soluço. O nervo frênico tem ligação direta com o diafragma, músculo essencial para a respiração.

Segundo a cobertura da imprensa, a equipe médica optou por bloquear primeiro o nervo do lado direito e já deixou prevista uma nova intervenção, desta vez no lado esquerdo, em um intervalo de cerca de 48 horas — o que, na prática, coloca o próximo procedimento para segunda-feira (29).

Embora alguns veículos usem o termo “cirurgia”, o que foi realizado neste sábado é descrito como procedimento médico/anestésico (um bloqueio), e não uma cirurgia tradicional como as intervenções que exigem corte e correção estrutural. A medida costuma ser considerada quando o soluço é intenso, prolongado e resistente a abordagens comuns, inclusive ajustes de medicamentos e medidas clínicas adotadas no pós-operatório.

https://www.instagram.com/reel/DSK03wCDUrb/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA
vídeo de 12/12/25

A cirurgia anterior

Bolsonaro foi internado em Brasília e passou, no dia 25 de dezembro, por uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral no hospital DF Star. A operação, segundo relatos de imprensa, ocorreu sem complicações e ele seguiu sob cuidados pós-operatórios, com reabilitação e acompanhamento médico na sequência.

Conforme a imprensa internacional, Bolsonaro cumpre pena de 27 anos de prisão e, para realizar tratamento e procedimentos médicos, teve autorização judicial para deixar temporariamente a custódia e permanecer hospitalizado, sob regras definidas pelo Supremo. Na cobertura mais recente, também é citado que houve negação de pedido de prisão domiciliar após a cirurgia.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu