Publicidade
Av. Edilson Lamartine Mendes, em Uberaba (foto: divulgação/ redes sociais)
Av. Edilson Lamartine Mendes, em Uberaba (foto: divulgação/ redes sociais)
Getting your Trinity Audio player ready...

Rajadas superiores a 80 km/h causaram transtornos em diversos bairros e afetaram terminal de ônibus

Uma forte tempestade registrada na noite de sexta-feira (26) provocou uma série de transtornos em diferentes pontos da cidade, com destaque para danos estruturais e queda de árvores. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que as rajadas de vento chegaram a 83,3 km/h, intensidade suficiente para causar prejuízos urbanos e riscos à população.

As ocorrências se concentraram, principalmente, nos bairros Tônico dos Santos, Bento Ferreira, Costa Teles 2, Santa Maria, Bairro Universitário e na região do Terminal Oeste, na Univerde. Nesses locais, moradores relataram vias parcialmente interditadas, galhos sobre a rede elétrica e dificuldades no tráfego. No Terminal Oeste, parte da marquise acabou cedendo durante a ventania.

O Corpo de Bombeiros informou que foram registradas pelo menos 19 ocorrências relacionadas à queda de árvores em vias públicas, além de cinco casos envolvendo residências. Em uma das situações, houve necessidade de acionamento da concessionária de energia devido ao risco elétrico. Também foram atendidos chamados por perigo de eletrocussão e registro de árvore caída sobre veículo.

Especialistas explicam que esse tipo de fenômeno é comum no verão, quando o calor intenso e a alta umidade favorecem a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, associadas a chuvas fortes e ventos violentos. Em curto intervalo de tempo, o volume de chuva foi elevado, com estimativa de até 50 milímetros em menos de meia hora, característica típica das chamadas chuvas convectivas.

O Inmet mantém alerta de perigo potencial para tempestades em municípios da região, com previsão de pancadas de chuva acompanhadas de ventos moderados a fortes. A orientação é para que a população evite áreas com árvores, estruturas frágeis e fiação elétrica durante episódios de instabilidade climática.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu