Publicidade
O Governo de São Paulo está utilizando, pela primeira vez, uma frota de 150 drones para monitorar a orla das 16 cidades do Litoral Norte...
Créditos: Divulgação
Getting your Trinity Audio player ready...

O Governo de São Paulo está utilizando, pela primeira vez, uma frota de 150 drones para monitorar a orla das 16 cidades do Litoral Norte e Sul durante a temporada 2025/2026. A ação faz parte da Operação Verão Integrada, que foi lançada no último sábado com foco em segurança, saúde, mobilidade e proteção ambiental no período de maior movimentação turística.

Segundo o coronel Carlos Henrique Lucena, coordenador operacional da Polícia Militar de São Paulo, os drones são implantados em áreas de maior concentração de banhistas e já mapeadas com base em indicadores criminais. “Eles maximizam a presença das forças de segurança e captam imagens em tempo real, sendo mais uma interface do programa Muralha Paulista, que já conta com 1,7 mil câmeras de monitoramento no litoral”, destacou.

As imagens captadas pelos drones são integradas a sistemas de inteligência artificial com reconhecimento facial e leitura de placas de veículos, o que potencializa o trabalho investigativo e preventivo das polícias.

Muralha Paulista e monitoramento inteligente

O Muralha Paulista é uma iniciativa do governo estadual para combater a mobilidade criminal e tornar mais eficazes as ações de segurança pública por meio do uso integrado de tecnologias. O sistema utiliza leitura automática de placas, reconhecimento facial e milhares de câmeras espalhadas pelo estado.

Maior efetivo da história e reforço em outras áreas

A Operação Verão Integrada conta com investimento de R$ 55 milhões e mobiliza o maior efetivo já registrado: 4.097 policiais militares, 436 viaturas, helicópteros, jet skis, motos e guarda-vidas atuando em toda a faixa litorânea.

Além da segurança, a operação reforça outras frentes: R$ 53,9 milhões foram destinados à rede municipal de saúde das cidades litorâneas, repassados diretamente aos fundos municipais para custeio da assistência durante o verão.

Também foram ampliadas as Travessias Litorâneas, que passaram de 29 para 40 embarcações, e as estradas do estado contam com o apoio de mais de 1,2 mil agentes e 323 veículos operacionais, como guinchos e viaturas de apoio.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu