|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A orla das praias do Embaré e Aparecida, em Santos (SP), passa por obras emergenciais de recuperação após sofrer fortes danos provocados pelas ressacas dos últimos meses. O trecho atingido, entre as ruas Osvaldo Cochrane e Alexandre Martins, foi o mais afetado, com destaque para a ressaca de 29 de julho, que registrou ondas de até 3,98 metros e causou alagamentos e avarias em diversos equipamentos urbanos.
Para garantir a contenção da faixa de areia e maior estabilidade ao calçadão em frente à Avenida Bartolomeu de Gusmão, entre os números 48 e 85, estão sendo implantadas 166 estacas pré-moldadas, com 1,5 metro de profundidade. As estacas serão posicionadas a cada três metros ao longo de 500 metros de extensão. Após essa etapa, será assentada uma viga contínua de reforço, preservando a guia de granito original da construção.
Os trabalhos estão sendo executados em três frentes. A primeira atua na restauração do acesso à praia próximo ao canal 5. A segunda trabalha na recuperação da iluminação das cinco torres da faixa de areia, danificadas pelas ressacas. Esta fase deve ser concluída em até 10 dias. A terceira frente realiza a concretagem das estacas.
O projeto contempla ainda a limpeza mecanizada do terreno, retirada do piso em mosaico, escavações, reaterros manuais, reassentamento das pedras em granito e recomposição de muretas. Também estão previstas a recuperação de cinco caixas de passagem para iluminação, instalação de eletrodutos, envelopamento de concreto para dutos e recuperação de quatro bancos, além do plantio de grama e recomposição do jardim com terra vegetal.
As obras são executadas pela empreiteira Sabino, contratada em regime emergencial. O investimento total é de R$ 2.600.072,49, com recursos do orçamento municipal. A conclusão está prevista para o primeiro semestre do próximo ano.
