Publicidade
Um homem foi preso nesta terça-feira (2) em Peruíbe, no litoral de São Paulo, acusado de integrar uma quadrilha especializada...
Créditos: Polícia Civil/Divulgação
Getting your Trinity Audio player ready...

Um homem foi preso nesta terça-feira (2) em Peruíbe, no litoral de São Paulo, acusado de integrar uma quadrilha especializada em aplicar golpes em idosos. O grupo se passava por servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para realizar supostas “provas de vida” e, com os dados obtidos, contratava empréstimos consignados fraudulentos.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a prisão ocorreu durante uma operação conjunta com o 2º Distrito Policial de Praia Grande. Além da detenção em Peruíbe, uma mulher também foi presa na Zona Leste da capital paulista. As investigações começaram após o registro de diversos boletins de ocorrência denunciando a ação de falsos agentes do INSS.

Os criminosos usavam crachás e camisetas padronizadas para enganar os idosos, alegando necessidade de atualização cadastral. Durante o contato, recolhiam documentos, fotografavam cartões bancários e induziam as vítimas a assinar formulários, o que permitia a contratação indevida de empréstimos em nome dos beneficiários.

De acordo com a SSP, a dupla presa tinha funções bem definidas: enquanto um cuidava da coleta de documentos e da vigilância do local, o outro – apontado como líder da organização, preso na primeira fase da operação – era responsável por abordar os idosos e se apresentar como servidor público.

As vítimas reconheceram os autores dos crimes, e o caso foi registrado como estelionato e organização criminosa. As investigações seguem para localizar e prender outros envolvidos no esquema.

Outra Prisão

Uma mulher de 23 anos foi presa nesta terça-feira (2) na Zona Leste de São Paulo, suspeita de integrar uma quadrilha que se passava por servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aplicar golpes financeiros contra aposentados da Baixada Santista. A prisão foi efetuada por policiais do 2° Distrito Policial de Praia Grande, com apoio do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra).

Destaques ISN

Relacionadas

Menu