|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Uma parceria entre a Prefeitura de Mongaguá e a Sabesp foi firmada na sexta-feira (28) para fiscalizar conjuntamente a rede de esgoto da cidade. A medida busca enfrentar os recentes problemas de transbordamento de Poços de Visita (PVs) e o surgimento de uma mancha escura no mar da Praia do Vera Cruz, proveniente do canal 2, onde está localizada a estação de tratamento.
A iniciativa está alinhada ao plano de investimentos da Sabesp, que prevê obras de ampliação da infraestrutura, e à Operação Verão 2025/2026, que contará com reforço de pessoal e maquinário nos próximos meses. Paralelamente, a Prefeitura intensificou a atuação das equipes de fiscalização ambiental e de posturas, com o objetivo de unir esforços para promover avanços na qualidade do saneamento.
“Foi uma conversa bastante franca e produtiva, porque várias questões técnicas foram alinhadas. No entanto, precisamos enfatizar que a nossa parte, enquanto Poder Público Municipal, continuaremos fazendo com rigor. As ações permanecerão diárias e, constatando problemas, continuaremos autuando”, afirmou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Alexandre Barril Dalla Pria.
Durante o encontro, foram estabelecidas prioridades de investimento, elaborado um cronograma de ações conjuntas em diferentes prazos e discutidas soluções, tanto paliativas quanto definitivas, para os pontos críticos da rede, com foco em ligações clandestinas e desníveis no solo, especialmente na Avenida Monteiro Lobato.
A reunião foi realizada no Paço Municipal e contou com representantes da Prefeitura e da Sabesp, entre eles o dirigente de Relações Governamentais da empresa, João Paulo Tavares Papa, e o superintendente regional Ricardo Ferrari. Também participaram os secretários municipais de Governo, Obras Públicas, além de gestores de diversas pastas e vereadores.
Ao término do encontro, equipes técnicas das duas instituições visitaram áreas críticas nos bairros Vila Atlântica e Jussara.
Mesmo com o início da atuação conjunta, a Prefeitura manterá as sanções diárias já aplicadas à Sabesp pela mancha escura e pelo transbordamento de PVs. A empresa apresentou manifestação oficial e a questão segue agora para análise das instâncias jurídicas.
