Publicidade
O segundo trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Santos, no litoral paulista, entra em operação nesta segunda-feira (1º)...
Créditos: Francisco Arrais/Prefeitura de Santos
Getting your Trinity Audio player ready...

O segundo trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Santos, no litoral paulista, entra em operação nesta segunda-feira (1º), com atendimento parcial e gratuidade por 15 dias. O novo trajeto liga a Avenida Conselheiro Nébias ao bairro do Valongo, no Centro da cidade, e contará com 12 estações ao longo de 8 km.

Segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), a viagem inaugural será às 9h, com saída da Parada Poupatempo e chegada à Parada Mauá. Nesse período inicial, o funcionamento será das 9h às 15h, com expectativa de atender cerca de 10 mil passageiros por dia.

As estações estão localizadas próximas a pontos estratégicos como o Mercado Municipal, o Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo, facilitando a integração com o sistema de ônibus e oferecendo novas opções de mobilidade urbana para moradores e visitantes.

O novo trecho começa a operar cinco anos após o início das obras e é considerado um avanço na conectividade entre regiões centrais da cidade.

Ajustes para o comércio local

Às vésperas da estreia, a Prefeitura de Santos promoveu uma reunião com comerciantes instalados ao longo do trajeto para tratar de impactos e demandas logísticas, especialmente quanto às vagas de carga e descarga. O encontro ocorreu no dia 24 de novembro.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), foram analisadas as solicitações de lojistas situados nas ruas Amador Bueno, João Pessoa, Visconde de São Leopoldo e Campos Mello. A companhia informou que continuará dialogando com os comerciantes após o início das operações, com o objetivo de ajustar a logística viária sem prejuízo à circulação do VLT.

Segundo o presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves, o acompanhamento técnico seguirá durante a operação comercial para garantir um equilíbrio entre a fluidez do modal e as necessidades do comércio local.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu