Publicidade
Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet
Getting your Trinity Audio player ready...

Números são os maiores desde 2019, excluindo o cenário epidêmico de 2024, segundo SES-MG

Juiz de Fora registrou 4.024 casos prováveis de dengue e cinco óbitos confirmados ao longo de 2025, conforme dados do painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O total é o mais alto desde 2019, excetuando o ano epidêmico de 2024.

O penúltimo sábado de novembro, dia 22, marcou o Dia Nacional de Combate à Dengue, reforçando o alerta para o período sazonal das arboviroses, que se estende de outubro a maio. O aumento do volume de chuvas e das temperaturas favorece a proliferação do Aedes aegypti.

A SES-MG destaca que cerca de 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências. O subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi, orienta que a população dedique dez minutos semanais para eliminar água parada em quintais, caixas d’água, calhas e pequenos recipientes. Segundo ele, essa rotina simples é fundamental para evitar uma nova epidemia na cidade.

Em caso de sintomas como febre e dores no corpo, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde e evitar a automedicação. A atenção precoce reduz riscos de agravamento e contribui para o controle da doença.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu