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Fim do convênio impede PM de aplicar multas e reforço operacional é contratado pela Prefeitura
O convênio entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Polícia Militar para a fiscalização de trânsito foi encerrado, e desde 1º de outubro de 2025 a PM está impedida de registrar infrações municipais. Com isso, todas as autuações — como excesso de velocidade, estacionamento irregular e demais infrações locais — retornam de forma integral para a estrutura municipal.
Para ampliar o suporte nas ruas, a PJF contratou a empresa Liderança Limpeza e Conservação Ltda., ao custo de R$ 2,1 milhões por ano. Os novos auxiliares exercem funções operacionais relacionadas à organização do trânsito, como orientação e sinalização temporária.
Apesar do reforço, os auxiliares não possuem poder de polícia e não estão autorizados a aplicar multas. A autuação permanece como uma atribuição exclusiva dos agentes municipais concursados, que seguem responsáveis por registrar infrações e conduzir ações fiscalizatórias formais.
A mudança marca uma reorganização completa do modelo de fiscalização no município e concentra novamente todas as decisões e operações de trânsito nas equipes da PJF.
