Publicidade
Cubatão iniciou oficialmente sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém...
Créditos: Diuvlgação/Prefeitura de Cubatão
Getting your Trinity Audio player ready...

Cubatão iniciou oficialmente sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém do Pará, com uma comitiva composta pela vice-prefeita Andrea Castro e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-Estar Animal, Cleiton Jordão. O prefeito César Nascimento também integrará a programação, com apresentação marcada para o próximo sábado (15), às 17h30, no auditório Cumaru do Pavilhão Brasil (Blue Zone).

Nesta segunda-feira (10), Cleiton Jordão participou do painel “Governos Locais pelo Clima: Por uma Transição Energética Inclusiva”, no Amazon Climate Hub da Green Zone, ao lado de representantes de cidades brasileiras e latino-americanas. O debate abordou estratégias para integrar sustentabilidade, competitividade econômica e inclusão social, especialmente em cidades com histórico industrial consolidado.

Durante sua fala, o secretário destacou ações de recuperação ambiental em Cubatão, o uso de tecnologias inspiradas na natureza por meio da parceria com o Centro de Ciência para o Desenvolvimento – Cidades Carbono Neutro, e os investimentos das indústrias locais em energia limpa, como produção de amônia renovável, aço verde e modernização ferroviária com fontes renováveis.

Cubatão também apresentou iniciativas sociais, como a entrega de moradias no Núcleo Mantiqueira e a criação do Cinturão Verde na Vila Esperança — com cerca de 3 milhões de metros quadrados recuperados. A cidade ainda foi reconhecida como uma das “Tree Cities of the World”.

A participação na COP30 prossegue nesta terça-feira (11), às 15h, com a vice-prefeita Andrea Castro apresentando a palestra “Redução de Superpoluentes”, na Blue Zone. Cubatão será o único município paulista com presença institucional no principal pavilhão da conferência, reforçando sua transformação ambiental e protagonismo em políticas sustentáveis.

A cidade segue alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Conhecida nos anos 1980 como “Vale da Morte”, pela grave poluição industrial, Cubatão é hoje referência global em recuperação ambiental e transição energética justa.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu