|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Astrônomos identificaram um buraco negro supermassivo com cerca de 100 vezes a massa do Sol, localizado a bilhões de anos-luz da Terra. A descoberta foi feita com o auxílio do Telescópio Espacial James Webb e revelada na última quinta-feira (30/10), em estudo publicado na revista Astronomy & Astrophysics.
Batizado de BiRD, sigla para “Big Red Dot” (Grande Ponto Vermelho), o objeto foi observado na região do quasar J1030+0524, também conhecido como J1030. O nome faz referência ao ponto vermelho detectado pelo James Webb — que observa o universo em luz infravermelha — e se destaca entre os vários objetos brilhantes detectados pelo telescópio.
Apesar de ser extremamente massivo e brilhante, o BiRD passou despercebido em observações anteriores feitas com imagens de raio X. A principal autora do estudo, Federica Loiacono, explicou que o objeto foi detectado após a análise de um catálogo criado a partir das imagens calibradas do campo observado: “Foi aí que notamos o BiRD: um objeto brilhante, pontual, que, no entanto, não era uma estrela e não constava nos catálogos de raios X e rádio existentes”, afirmou.
O comportamento incomum do buraco negro chamou a atenção da equipe. Diferente do padrão observado em outros buracos negros ativos, o BiRD não emite radiação de raios X — algo esperado durante o processo de “alimentação”, quando esses corpos consomem grandes quantidades de matéria. A hipótese dos cientistas é que ele esteja envolto por uma espessa camada de gás e poeira, o que bloqueia os raios X e permite a passagem apenas da luz infravermelha.
A descoberta remonta ao chamado “meio-dia cósmico”, período ocorrido cerca de 4 bilhões de anos após o Big Bang, quando o universo experimentou alta taxa de formação de estrelas. A identificação do BiRD ajuda a entender melhor como buracos negros supermassivos evoluíram ao longo do tempo.
“O JWST abriu uma nova fronteira na astrofísica extragaláctica, revelando objetos cuja existência nem sequer suspeitávamos, e estamos apenas no começo desta aventura”, celebrou Loiacono.
