Publicidade
Papa aceita renúncia de Dom Tarcísio e Dom Joaquim Mol assume Diocese de Santos
Foto reprodução
Getting your Trinity Audio player ready...

A Diocese de Santos, no litoral de São Paulo, tem um novo bispo. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães assumiu oficialmente a liderança diocesana nesta quarta-feira (5), após o Papa Leão XIV aceitar o pedido de renúncia de Dom Tarcísio Scaramussa, que completou 75 anos em setembro. A mudança segue as normas do Código de Direito Canônico, que prevê a renúncia de bispos ao atingirem essa idade.

Dom Joaquim Mol, de 65 anos, já havia sido designado bispo coadjutor pelo Papa Francisco no início do ano e aguardava apenas a oficialização da transição. Com a aceitação da renúncia, ele se torna o 7º bispo diocesano de Santos.

Natural de Minas Gerais, Dom Joaquim possui uma longa trajetória acadêmica e pastoral. Licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia pela PUC Minas, também é mestre em Teologia pela FAJE. Atuou como professor, pesquisador e reitor na PUC Minas, além de ter fundado e coordenado o Instituto Superior de Pastoral da universidade.

Desde 2006, foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), liderou comissões voltadas para a cultura, educação e comunicação. Também teve atuação destacada em temas sociais e políticos, como a reforma política brasileira.

A Diocese de Santos agradeceu os dez anos de serviço de Dom Tarcísio Scaramussa, que agora se torna bispo emérito, destacando sua dedicação, sabedoria e amor ao Evangelho. A posse de Dom Joaquim Mol marca um novo ciclo para a Igreja local, pautado pela continuidade da missão pastoral em comunhão com o Vaticano.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu