|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30), a segunda fase da Operação Papyrus, com o objetivo de cumprir 14 mandados de busca e apreensão nos municípios de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão, no litoral de São Paulo, além de Poços de Caldas e Monte Sião, em Minas Gerais.
A investigação teve início em junho de 2024 e apura a atuação de uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. De acordo com a PF, o grupo atuou entre 2023 e 2024, sendo responsável por enviar cerca de 2,1 toneladas de cocaína ao exterior, utilizando cargas de papel como disfarce.
A maior parte da droga foi apreendida em contêineres destinados à Europa. O nome da operação faz referência ao papel usado nas cargas. Em uma das ações, realizada em conjunto com a agência britânica National Crime Agency, foram interceptados 533 quilos de cocaína no Porto de Londres. Também foram registradas apreensões no Porto de Santos, em Israel e na França.
Na primeira fase da operação, deflagrada em outubro deste ano, foram apreendidos valores em espécie e houve o bloqueio judicial de aproximadamente R$ 5 milhões em bens. As provas obtidas permitiram identificar novos integrantes do esquema, que agora são alvos da nova etapa da investigação.
A ação desta quinta-feira contou com a participação de 83 policiais federais e apoio da Polícia Militar para o cumprimento das medidas judiciais.
