|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário do Porto Organizado de Santos (OGMO/Santos), no litoral de São Paulo, abriu um novo processo seletivo para contratação de trabalhadores portuários avulsos na categoria capatazia — profissionais responsáveis pela movimentação de cargas no porto.
Ao todo, são 600 vagas oferecidas, sendo 300 imediatas e outras 300 para formação de lista de espera. O processo seletivo inclui etapas como prova objetiva, testes físicos e psicológicos, análise documental, exame médico e curso de formação profissional portuária.
Podem participar do processo homens e mulheres maiores de 18 anos com Ensino Fundamental completo, além de outros critérios previstos no edital. As inscrições começam na próxima quarta-feira (29) e seguem até o dia 18 de novembro de 2025. O edital completo está disponível no site do IDCAP, entidade responsável pela organização da seleção.
A remuneração dos trabalhadores portuários avulsos é variável e depende da quantidade de períodos trabalhados no mês e do valor pago pelos operadores portuários por cada período de serviço. Esses valores são definidos por meio de Acordos Coletivos de Trabalho entre os operadores do Porto de Santos e o Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sintraport).
A realização do novo processo seletivo só foi possível após um acordo firmado entre o Sintraport e o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp). Desde 2022, este é o quarto processo seletivo promovido, totalizando 880 novas vagas e representando um aumento de cerca de 20% no quadro de trabalhadores vinculados ao OGMO/Santos.
