|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez um apelo por paz na região do Caribe após mais um ataque militar dos Estados Unidos, que resultou na morte de seis supostos narcoterroristas. Em discurso nesta quinta-feira (23), o líder venezuelano afirmou: “Yes peace, yes peace, forever, peace forever. No crazy war!”, clamando para que não haja uma “guerra maluca” nas proximidades do país.
A fala foi uma resposta direta à intensificação das ações militares dos EUA na região. Nesta sexta-feira (24), o secretário de Defesa americano, Pete Hegseth, confirmou que uma embarcação operada pela gangue Tren de Aragua foi atacada por forças norte-americanas em águas internacionais do Caribe. A operação matou seis homens, supostos integrantes da organização criminosa, e foi o primeiro ataque noturno da atual campanha antidrogas do governo Trump.
Segundo Hegseth, o navio estava envolvido no transporte de narcóticos e utilizava uma rota conhecida do tráfico. Nenhum militar americano foi ferido durante a ação.
As operações fazem parte de uma ofensiva iniciada em setembro, após o envio de contratorpedeiros, um submarino e embarcações com forças especiais ao Caribe. Desde então, nove ataques foram realizados, resultando na morte de ao menos 37 suspeitos.
Maduro, por sua vez, voltou a classificar as ações dos EUA como ameaças e tentativa de assédio ao seu governo, sugerindo que a campanha antidrogas visa uma mudança de regime para o controle do petróleo venezuelano.
“Não à guerra”, declarou o presidente venezuelano diante de sindicatos ligados ao chavismo, reforçando sua crítica à presença militar americana nas águas próximas à Venezuela.
