Projeto centralizará a produção da empresa em nova planta até 2027, com foco em tecnologia, logística e inovação

A Skala Cosméticos vai erguer uma nova fábrica em Uberaba (MG), cidade que abriga sua sede há quase quatro décadas. O projeto, que envolve aporte de R$150 milhões, visa centralizar as operações da empresa em um único espaço de 118 mil metros quadrados, com tecnologia de ponta e foco em expansão.
A inauguração da planta está prevista para o segundo semestre de 2027. Segundo o CEO da empresa, Luis Delfim, o cronograma de implementação prevê 24 meses entre o início dos projetos executivos e a entrega final da obra. “Agora que temos o terreno confirmado, vamos iniciar os projetos de engenharia, selecionar a construtora e dar início à construção. A expectativa é fazermos um novo evento para marcar a inauguração da fábrica em meados de 2027”, explica.
A nova unidade substituirá a atual sede industrial, localizada no centro urbano de Uberaba. A sede será desativada, “até para poder liberar essa região e poder fazer uma requalificação do terreno e do espaço onde hoje é a fábrica, porque já hoje está dentro da cidade”, detalha Delfim.
Capacidade triplicada e expansão do portfólio
A nova instalação promete um salto significativo na capacidade de produção da empresa. De acordo com Delfim, o volume poderá ser até três vezes maior do que o atual. “Essa estrutura vai possibilitar não apenas atender à demanda crescente, mas também a entrada em novas categorias de produtos. Teremos uma base sólida para diversificar ainda mais nosso portfólio”, afirma.
Com presença consolidada em mais de 70 países, a Skala tem 20% do faturamento vindo do exterior. Entre os principais mercados internacionais estão Estados Unidos, Japão, França, Egito e Austrália.
A doação do terreno para a instalação da nova fábrica foi feita pela Prefeitura de Uberaba, que articulou esforços para manter o investimento no município, diante da concorrência de outras cidades. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Celso Neto, destacou o trabalho conjunto da gestão municipal. “Esse importante passo só foi possível graças ao esforço conjunto da nossa gestão, sob o comando da prefeita Elisa. Conduzimos um diálogo firme e contínuo com a empresa para garantir que esse investimento permanecesse aqui, apesar da forte concorrência de outras cidades que também desejavam sediar essa nova unidade”, pontuou.
A entrega simbólica do terreno foi feita no início da tarde desta quarta-feira (16), na presença de representantes do poder público e da empresa, dando início oficial à fase de implementação da nova planta, que marca um avanço importante na estratégia global da companhia. “A nova fábrica reforça o nosso compromisso com a inovação, com a qualidade dos nossos produtos e com o desenvolvimento da Skala a longo prazo. Estamos muito orgulhosos de dar esse novo passo em Uberaba, cidade que é parte da nossa história”, reafirma Delfim.
Durante a cerimônia, a prefeita Elisa Araújo destacou a relevância da Skala para Uberaba. “Que a Skala continue sendo essa gigante de Uberaba. Manter a empresa aqui na nossa cidade é motivo de orgulho e união para todos nós, poder público, entidades de classe, funcionários da empresa e cidadãos uberabenses. Essa conquista reforça a ideia de que Uberaba é cidade de prosperidade, é terra de gigantes, é terra de beleza, porque a Skala é de Uberaba para o mundo”, afirmou.
Empregos mais qualificados e parcerias para capacitação
A nova fábrica também abrirá espaço para a criação de vagas que exigem maior qualificação técnica, em função da modernização dos processos e da adoção de novas tecnologias. “Vamos gerar empregos que exigem mais qualificação. Estamos planejando ações de capacitação em parceria com instituições como o SESI e outros parceiros. A ideia é formar tanto os colaboradores que já estão conosco quanto profissionais do mercado com potencial de crescimento”, ressalta o executivo.
Liderança e crescimento contínuo
Referência em cuidados capilares, a Skala ocupa a liderança nacional em cremes de tratamento, com 57% de participação em volume. A marca é responsável por quase 1 em cada 5 produtos capilares vendidos no país, segundo dados da Nielsen.
Com crescimento médio anual de 30% nos últimos oito anos, a empresa emprega cerca de 1.500 pessoas e ultrapassou a marca de R$1 bilhão em faturamento no último ano.
Presente em 54% dos lares brasileiros, a Skala oferece um portfólio 100% vegano, acessível e alinhado às necessidades reais dos consumidores. Entre os focos atuais, está o fortalecimento das linhas de xampus e condicionadores, além dos já consagrados cremes de tratamento.
Infraestrutura e projeções para os próximos anos
A companhia já iniciou a expansão de sua estrutura logística com a inauguração de um centro de distribuição em Extrema (MG) e a ampliação da atual fábrica em Uberaba. Está previsto ainda, para 2025, um novo centro logístico no Brasil e outro voltado ao mercado dos Estados Unidos.
Essas iniciativas estão alinhadas à meta de crescimento de 30% ao ano até 2030, sustentadas por inovação contínua e agilidade operacional.