Publicidade
(foto: divulgação/ redes sociais)
(foto: divulgação/ redes sociais)
Getting your Trinity Audio player ready...

Esquema usava empresas de fachada, fintechs e “testas-de-ferro” para ocultar recursos do tráfico; 197 mandados são cumpridos em MG e PR

A Polícia Civil de Minas Gerais iniciou, na manhã desta quarta-feira (23), a Operação Via Pecuniam, destinada a desarticular uma das maiores redes criminosas de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no estado. Ao todo, são cumpridos 197 mandados judiciais, sendo 45 de prisão, 79 de busca e apreensão e 73 de bloqueio de contas bancárias, com o trabalho de mais de 300 policiais em cidades mineiras e no Paraná.

A investigação, que teve início em Araxá e durou cerca de dois anos, identificou um esquema sofisticado que movimentou aproximadamente R$ 80 milhões. Para esconder a origem ilícita do dinheiro, os criminosos usavam empresas de fachada, fintechs e intermediários conhecidos como “testas-de-ferro”.

✅ Clique aqui para seguir o canal do ISN Online Triângulo no WhatsApp

O delegado Vinicius Ramalho, responsável pela operação, explicou que o nome Via Pecuniam significa “caminho do dinheiro” em latim. “O rastreamento financeiro permitiu mapear toda a estrutura da organização e identificar o fluxo dos valores”, afirmou.

Os mandados são cumpridos simultaneamente em Araxá, Uberaba, Tapira, Frutal, Ibirité, Montes Claros, Uberlândia, Ituiutaba e Canápolis, além de Foz do Iguaçu, no Paraná. A ação conta com apoio da Polícia Civil do Paraná, da Coordenadoria de Operações Especiais e do apoio aéreo da capital mineira.

A operação busca enfraquecer a atuação da organização e garantir o bloqueio de bens e valores compatíveis com o montante movimentado.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu