Publicidade
Santos ultrapassa meta de plantio de 2 mil árvores em 2025 e avança em programa ambiental
Foto reprodução
Getting your Trinity Audio player ready...

A cidade de Santos ultrapassou a meta inicial de 2 mil árvores plantadas na área insular em 2025, conforme estipulado pelo Programa Santos Sustentável. Até o início de outubro, mais de 2,1 mil novas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica foram distribuídas por bairros como Campo Grande, Marapé, José Menino, Vila Mathias, Ponta da Praia, Pompeia, Centro, Encruzilhada e Gonzaga.

O programa, que completa oito meses em novembro, busca transformar Santos em uma cidade mais verde e resiliente às mudanças climáticas. A meta geral da iniciativa é alcançar o plantio de 10 mil novas árvores até 2028.

Entre os eixos implementados estão a criação de Pomares Urbanos, Conectividade Verde, Rotatórias Verdes, Matas Urbanas e ações de Educação Ambiental. O programa também já estruturou três grupos técnicos de trabalho com foco em arborização urbana, recuperação nativa da orla (Projeto Jundu) e critérios para edifícios verdes e inteligentes.

O envolvimento da sociedade civil tem sido destaque nas ações de plantio. Na praça Luiz La Scala, por exemplo, um grupo inter-religioso promoveu uma ação simbólica em prol do respeito e do cuidado ambiental. No dia 18 de outubro, profissionais da área da comunicação participaram do plantio de 30 novas árvores de espécies frutíferas como grumixama, pitanga e araçá vermelho.

Na Pompeia, a criação de um novo pomar urbano contou com apoio de uma empresa portuária e resultou em 20 novas árvores. Já na Rua Tuiuti, no Centro, o plantio incluiu pau-cigarras e outras espécies frutíferas, além da implantação de novo paisagismo com canteiros de flores e plantas ornamentais.

O Santos Sustentável integra o Plano Municipal de Arborização e o Plano de Ação Climática de Santos (Pacs). Ao final dos próximos plantios, a cidade deve atingir 45 mil árvores apenas na área insular, contribuindo com a biodiversidade urbana, a permeabilidade do solo e a reconexão da cidade com a natureza.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu