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A cidade de Guarujá deve implantar a Faixa Azul para motociclistas a partir de 2026. O projeto, atualmente em fase final de estudos, será submetido à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) até o fim deste ano. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), tem como objetivo ampliar a segurança viária e reduzir os índices de acidentes envolvendo motos.
Foto divulgação
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A cidade de Guarujá deve implantar a Faixa Azul para motociclistas a partir de 2026. O projeto, atualmente em fase final de estudos, será submetido à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) até o fim deste ano. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), tem como objetivo ampliar a segurança viária e reduzir os índices de acidentes envolvendo motos.

Segundo a administração municipal, o projeto prevê a criação de faixas exclusivas para motocicletas nas avenidas Dom Pedro I, no bairro da Enseada, e Santos Dumont, em Vicente de Carvalho. A decisão de avançar com a proposta está alinhada à preocupação da gestão com o crescente número de acidentes envolvendo motociclistas, especialmente após o aumento da frota com o avanço dos aplicativos de entrega.

Desde o início do ano, a equipe técnica da Semob participou de reuniões com a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET), que já implantou a Faixa Azul em importantes vias da capital paulista. Embora ainda esteja em fase experimental, o projeto tem demonstrado resultados positivos, com queda significativa nos índices de acidentes.

“Desde que assumi a prefeitura, no início do ano, ordenei que a Semob realizasse estudos para a instalação da Faixa Azul. Em Guarujá, temos uma frota de motocicletas muito grande. Mas temos que adotar soluções técnicas com consciência para proteger vidas no trânsito”, afirmou o prefeito.

Como a Faixa Azul ainda não está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sua regulamentação depende de autorização especial da Senatran. Um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados propõe incluir essa sinalização no CTB, o que poderá facilitar a expansão da iniciativa para outras cidades do país.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, o projeto técnico avalia a viabilidade da implantação com base na largura das vias e na capacidade de absorver a nova estrutura. “Há todo um conjunto de engenharia de tráfego que orienta, precede e sustenta a implantação da Faixa Azul, para que se possa inscrever o projeto na Senatran, o que será feito ainda este ano”, explicou.

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