Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizaram uma videoconferência...
Créditos: Reprodução
Getting your Trinity Audio player ready...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizaram uma videoconferência nesta segunda-feira (6/10) para discutir questões comerciais, incluindo as tarifas de 50% aplicadas a produtos brasileiros. A conversa foi marcada após um encontro breve durante a visita de Lula à Assembleia Geral da ONU em setembro.

A videoconferência contou também com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), além dos ministros Mauro Vieira, das Relações Exteriores, Fernando Haddad (PT), da Fazenda, e Sidônio Palmeira, da Secretaria de Comunicação. A participação do governo brasileiro reflete a importância do tema para a economia nacional.

O encontro online foi um desdobramento de uma conversa preliminar que ocorreu no final de setembro, durante a viagem de Lula a Nova Iorque. Na ocasião, os líderes já haviam discutido a necessidade de um encontro mais aprofundado sobre as tarifas impostas pela administração Trump a produtos brasileiros, que impactam diretamente o comércio bilateral.

A expectativa agora é que essa videoconferência seja um passo importante para um futuro encontro presencial entre os dois presidentes. Embora não haja data definida, o governo brasileiro trabalha com a possibilidade de que o encontro aconteça em um terceiro país, como a Malásia, durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Destaques ISN

Relacionadas

Menu