Getting your Trinity Audio player ready...
|
Após suspender a produção de veículos no Brasil em razão do temporal que destruiu a unidade de motores em Porto Feliz (SP) no último dia 22, a Toyota anunciou nesta sexta-feira (3) a retomada das atividades em suas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba.
De acordo com comunicado da montadora, a partir de 3 de novembro será retomada gradualmente a montagem do Corolla Sedan (em Indaiatuba) e do Corolla Cross (em Sorocaba), inicialmente apenas nas versões híbridas. Esses modelos utilizam motores importados do Japão e não foram afetados diretamente pelo desastre.
O objetivo é repor o volume de veículos híbridos que deixou de ser produzido entre 23 de setembro e 21 de outubro. Já a produção das versões a combustão, que dependem dos motores fabricados em Porto Feliz, deve voltar apenas em janeiro de 2026, com propulsores e componentes importados de outras unidades da Toyota no exterior.
Enquanto isso, a fábrica de Porto Feliz permanece sem previsão de retomada. Equipes avaliam os danos causados pelo temporal e trabalham na transferência temporária de parte do maquinário. A unidade era responsável pela produção dos motores 2.0 flex do Corolla e Corolla Cross e do 1.5 aspirado do Yaris — modelo descontinuado no Brasil, mas ainda fabricado para exportação.
Os trabalhadores das fábricas de Sorocaba e Indaiatuba retornam às atividades no dia 21 de outubro, após férias coletivas emergenciais. Já os cerca de 700 funcionários de Porto Feliz entram em regime de lay-off, aprovado em assembleia, com a garantia de recebimento da maior parte dos salários.
Ao todo, a Toyota emprega cerca de 6,7 mil pessoas nas três unidades fabris no país.