Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Parque Tecnológico de Santos iniciou uma série de ações para fortalecer o ecossistema de jogos digitais no litoral paulista. A primeira iniciativa é o processo de pré-incubação para games, que contará com três encontros quinzenais nos dias 8 e 22 de outubro e 5 de novembro, sempre às 18h. As vagas são limitadas a 40 participantes e as inscrições já estão abertas.
A proposta é criar um espaço de diálogo entre profissionais, coletivos e estúdios independentes para identificar demandas e desafios enfrentados pelo setor. A partir dessas escutas, o Parque e seus parceiros poderão estruturar um modelo de incubação alinhado às necessidades do mercado local e às oportunidades da economia criativa.
Durante os encontros, o Sebrae apresentará conteúdos voltados ao lado empreendedor do setor, como modelagem de negócios e estratégias para sustentabilidade financeira. Segundo os organizadores, a meta é oferecer um apoio mais assertivo para que criadores da região possam transformar ideias em negócios de impacto.
Formação empreendedora com o Empretec
Logo após as reuniões, entre os dias 10 e 15 de novembro, o Sebrae promoverá o primeiro Empretec voltado para o mercado de games. Criado pela ONU e aplicado em mais de 40 países, o programa é reconhecido como um dos principais cursos de formação empreendedora do mundo. No Brasil, é conduzido pelo Sebrae e consiste em seis dias de imersão para desenvolver competências como iniciativa, persistência, planejamento e tomada de riscos calculados.
Para Márcio Cruz, representante do Sebrae, a iniciativa é essencial para que desenvolvedores avancem também como empresários. “Para viver dos jogos, é fundamental que cada criador saiba gerir, escalar e sustentar seu negócio criativo. O Sebrae estará ao lado desses profissionais, fortalecendo competências de empreendedorismo e inovação, para que os jogos feitos aqui conquistem novos mercados e oportunidades”, destacou.
O processo de pré-incubação é voltado a desenvolvedores, estúdios independentes, profissionais da economia criativa e empreendedores do setor de jogos digitais. A ação reforça o papel do Parque Tecnológico de Santos como articulador de inovação e parceiro da comunidade criativa, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.