Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Escola de Samba Mirim Baixada Santista será oficialmente batizada nesta quarta-feira (1/10), às 19h, em cerimônia realizada na quadra da União Imperial, no bairro Marapé, em Santos. O projeto é desenvolvido pela Liga Independente das Escolas de Samba de Santos (LIGA SANTOS) e atende gratuitamente cerca de 200 crianças e jovens com idades entre 5 e 15 anos, oriundos de diversas comunidades da Baixada Santista.
O evento contará com a participação do projeto Roseira do Futuro, da Rosas de Ouro — atual campeã do Carnaval de São Paulo —, além da presença da Corte Carnavalesca, do Conselho do Samba e dos pavilhões das 15 agremiações carnavalescas da região.
Criado em julho deste ano, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mirim Baixada Santista promove aulas semanais em sistema itinerante, utilizando a estrutura das quadras das escolas de samba santistas. As crianças participam de oficinas orientadas por instrutores que atuam diretamente em setores e quesitos de suas respectivas agremiações.
A formação da escola mirim contempla todos os elementos de um desfile oficial, incluindo comissão de frente, casais de mestre-sala e porta-bandeira, passistas, baianinhas, ala musical e bateria. Para a estreia na avenida, a escola apresenta um samba-enredo autoral com o tema “Sou Criança E Exijo Respeito: Quero Tudo Que Tenho Direito”.
O desfile oficial de estreia acontece neste domingo (5/10), às 17h, na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, em Santos. Segundo o presidente da LIGA SANTOS, Fábio Przygoda, o projeto busca formar uma nova geração de sambistas na cidade. “Será a primeira de muitas oportunidades que nossos alunos terão de vivenciar como protagonistas o momento mais importante de uma escola de samba, que é sua apresentação na Passarela do Samba”, destacou.