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A Prefeitura de Cubatão apresentou, em audiência pública realizada no Bloco Cultural na noite de quinta-feira (18), a proposta de criação do Corredor Porto-Indústria (Copi) — uma pista alternativa de conexão direta entre a 3ª pista da Rodovia dos Imigrantes e o Porto de Santos, sem passar pelas rodovias Anchieta e Cônego Domênico Rangoni. A ideia busca enfrentar o gargalo histórico de caminhões no município e mitigar os impactos do tráfego pesado para a população.
Segundo o prefeito César Nascimento, o traçado terá 13,5 km, com início no Sítio dos Areais e término na Alemoa, desaguando diretamente no cais santista. “Esperamos que essa proposta seja inserida no projeto e que as observações dos representantes do povo de Cubatão sejam consideradas. Não somos contra o desenvolvimento, mas queremos contribuir para que a população não carregue o ônus da obra”, afirmou.
De acordo com o secretário de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo, Fabrício Lopes, a via contará com duas faixas de rolamento e acostamento, permitindo o percurso em aproximadamente 10 minutos e capacidade para até 20 mil veículos por dia. Atualmente, caminhoneiros levam cerca de 30 minutos para percorrer um trajeto de 18 km. “Os caminhoneiros não merecem sofrer horas no trânsito, e a população também é afetada pelos congestionamentos”, disse.
A audiência foi promovida pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) no âmbito da análise do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da terceira pista da Imigrantes. O projeto da nova pista prevê 21,5 km de extensão — sendo 17 km em túneis (80% do total) —, duas faixas de rolamento, acostamento e inclinação média de 3,8%, com possibilidade de tráfego reversível em fins de semana e feriados. A previsão para entrega do projeto executivo é fevereiro de 2026.
O plano da terceira pista destina a nova via, prioritariamente, ao transporte de carga pesada (hoje concentrado na Anchieta), o que deve ampliar a circulação de veículos leves e reduzir o tempo de viagem entre a capital e a Baixada. Representantes da Ecovias Imigrantes, Cetesb, Consema e técnicos da JGP Consultoria — responsável pelo EIA/Rima — participaram do encontro, além da vice-prefeita Andréa Castro, dos secretários Marcos Quarterolli, Cleiton Jordão e Cláudio Barazal e de vereadores do município.