Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) assumiu oficialmente as obras de expansão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em São Vicente, no litoral de São Paulo, após o processo de liquidação da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). A transferência de responsabilidades foi publicada no Diário Oficial de quarta-feira (17) e inclui o monitoramento e a gestão do contrato de ampliação da Ponte A Tribuna, popularmente conhecida como Ponte dos Barreiros.
O contrato foi prorrogado até abril de 2027, e as obras continuam sob responsabilidade do Consórcio Paulitec-Agis-Ponte Tribuna. A ponte, com 950 metros de extensão, que até então atendia apenas trens de carga, será reformada para receber os trens do VLT e conectar os bairros Barreiros e Samaritá.
Expansão do VLT e novas estações
O Trecho 3 do VLT, que será essencial para a mobilidade urbana na região, contará com 7,5 km de trilhos e incluirá quatro novas estações: Samaritá, Rio Branco, IV Centenário (também conhecida como Quarentenário) e Ponte Nova. Quando a obra estiver concluída, a previsão é que onze trens circulem no trecho, ampliando a capacidade de transporte público da cidade.
A Prefeitura de São Vicente, que continua colaborando no projeto, informou que o planejamento para a extensão do VLT até a Área Continental segue conforme o previsto. A prefeitura também continua auxiliando na organização do trânsito local e no acompanhamento das obras.
Expansão para o Guarujá
Com a construção do Túnel Santos-Guarujá, espera-se que uma faixa exclusiva para o VLT seja construída na ligação entre as cidades. Atualmente, o trajeto entre Santos e Guarujá leva cerca de 18 minutos por balsa, sujeito a filas e atrasos.