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Com esse foco, a Autoridade Portuária de Santos apresentou em coletiva à imprensa sua prestação de contas, objetivos e planos para o futuro do maior porto da América Latina.
Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, o crescimento de 7% nos últimos 5 anos e o salto de 6 posições no ranking da Lloyd’s List (da 43ª para a 37ª) só foram possíveis graças a investimentos de mais de R$ 12 bilhões no período.
Mas o aumento da movimentação trouxe um novo desafio: como combater o crime organizado?
Pomini destacou que a segurança é uma pauta nacional — e que a resposta já saiu do papel. A nova sede da Polícia Federal, aguardada há 7 anos, será instalada estrategicamente na entrada do canal do porto. A medida trará mais segurança à Baixada e integração com a PF.
Sobre o tão falado túnel Santos–Guarujá, a expectativa é mais mobilidade para a população e mais eficiência para o Porto de Santos. A vencedora do leilão foi a Mota Engil (Portugal), com participação da chinesa CCCC.
Benefícios previstos:
- 80 mil pessoas beneficiadas por dia
- Redução de 72% nas emissões de CO² por ano
- Expansão do porto na margem esquerda (Guarujá)
- Estímulo à economia do distrito de Vicente de Carvalho
- Moradia para mais de 600 famílias
O futuro está em construção — e ele começa agora.