Publicidade
Modelo Foto Portal BX(22)
Getting your Trinity Audio player ready...

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta terça-feira (16) que o governo americano “certamente negou vistos” a estrangeiros que fizeram postagens celebrando o assassinato do político conservador Charlie Kirk. A declaração foi dada à imprensa durante viagem a Israel.

Rubio disse não saber se já houve revogações formais de vistos, mas afirmou esperar que isso aconteça nos próximos dias. “Se você é estrangeiro e está por aí comemorando o assassinato de alguém que estava discursando em algum lugar, não queremos você no país”, afirmou.

Segundo ele, não se trata apenas do caso de Kirk, mas de um princípio mais amplo: “Por que daríamos um visto a alguém que acha bom que alguém tenha sido assassinado em praça pública? Isso é apenas senso comum para mim”.

O secretário, no entanto, não revelou quantos vistos teriam sido negados nem detalhou os critérios adotados pelo Departamento de Estado para identificar quais manifestações seriam consideradas celebrações à morte do influenciador.

A medida amplia a repercussão do assassinato de Kirk, que já gerou demissões em empresas e instituições nos Estados Unidos. A iniciativa de negar vistos marca uma escalada diplomática e reforça a pressão sobre autores de postagens nas redes sociais que se manifestaram de forma crítica ou irônica sobre o caso.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu