Getting your Trinity Audio player ready...
|
A decisão histórica do Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e quatro oficiais-generais por tentativa de golpe de Estado, gerou reações em todo o país. No Rio de Janeiro, a sentença se transformou em um verdadeiro carnaval fora de época, com festas, rodas de samba e cortejos organizados em diferentes pontos da cidade.
Na noite desta quinta-feira (11), a tradicional roda do Bip Bip, em Copacabana, teve como destaque uma frequentadora que usava na cabeça uma gaiola, em alusão à prisão de Bolsonaro. Em Santa Teresa, o clima de comemoração tomou conta da frente do Bar do Gomes, onde músicos se reuniram com instrumentos carnavalescos.
Grupos de blocos de Carnaval organizaram, em poucas horas, uma programação especial batizada de Xandãopalooza, concentrada na Cinelândia a partir das 19h. Além disso, houve cortejo saindo do Buraco do Lume, roda no Capiberibe 27, no Morro do Pinto, e outra na Rua do Riachuelo, na Lapa.
Na Zona Portuária, a Casa Porto anunciou para esta sexta-feira (12) a festa FUX – Festa Unidos do Xandão, que contará com set do DJ Julio Ele Mesmo.
Repercussão política
A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) também convocou uma roda de samba na Lapa como ato público de celebração pela condenação. Já a vereadora Benny Briolly (PSOL, Niterói) comemorou de forma efusiva o resultado do julgamento, classificando-o como uma vitória da democracia.
As manifestações no Rio reforçam como a decisão do STF mobilizou diferentes setores da sociedade, transformando a sentença em evento político, cultural e festivo.
Confira as postagens:



