Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Prefeitura de Praia Grande entregou nesta terça-feira (2) a revitalização do 2º andar do Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID). O investimento resultou na criação de 22 novos leitos, elevando a capacidade da unidade para 273. A cerimônia de entrega contou com um Ato Ecumênico em homenagem à Santa Dulce dos Pobres, que dá nome ao hospital.
Com a ampliação, a expectativa é reduzir o fluxo de pacientes internados em unidades de pronto-atendimento e melhorar o acesso da população da Baixada Santista a leitos hospitalares. Apenas em 2024, o hospital já realizou cerca de 15 mil internações, sendo referência no atendimento pelo SUS.
A revitalização incluiu reforma completa de quartos, banheiros, corredores e posto de enfermagem. Além de nova pintura e mobiliário, o andar recebeu instalações elétricas e hidráulicas renovadas, iluminação em LED e climatização em todos os ambientes. Os leitos que haviam sido transferidos para o térreo durante a obra foram mantidos, ampliando a capacidade da unidade.
O prefeito Alberto Mourão destacou que a entrega integra um projeto mais amplo. “O objetivo é revitalizar todo o prédio e requalificar os leitos com tecnologia moderna, trazendo o que há de mais atualizado para o hospital”, afirmou.
Segundo o secretário de Saúde Pública, José Isaías Costa Lima, a ampliação trará ganhos em qualidade e eficiência. “Esses novos leitos vão desafogar as UPAs, reduzindo o tempo de espera e garantindo melhor recuperação dos pacientes”, explicou.
Novidades em andamento
Além da entrega, a Prefeitura também acompanha as obras da nova Maternidade, que contará com 36 leitos, Centro Obstétrico e UTI Neonatal. A estrutura permitirá ampliar a capacidade de atendimento às gestantes e liberar leitos atuais para cirurgias eletivas. Também está prevista a construção de dois novos centros cirúrgicos dedicados exclusivamente a esses procedimentos.
Outra mudança é a nova gestão do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, que inclui o HMID, o Pronto-Socorro Central, a UPA Samambaia e a unidade Nefro-PG. A administração passou à Biogesp, organização social que atua nacionalmente desde 2016. O ex-secretário de Saúde de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, assumiu a direção-geral do complexo, com foco na modernização e humanização do atendimento.