O Túnel Imerso Santos–Guarujá, primeiro do tipo no Brasil, deve se tornar um marco em mobilidade inteligente e sustentável. A estrutura multimodal contará com três faixas por sentido — uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) — além de passagem para pedestres, ciclistas e uma galeria de serviços. A proposta é transformar a ligação entre as duas cidades da Baixada Santista, atualmente feita por balsas ou estradas.
O projeto recebeu a licença ambiental prévia da Cetesb em agosto deste ano, etapa essencial para a realização do leilão previsto para o dia 5 de setembro de 2025, às 16h, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. As propostas poderão ser entregues até o dia 1º de setembro, às 10h.
Atualmente, o trajeto entre Santos e Guarujá leva cerca de 18 minutos por balsa, sujeito a filas e atrasos. Pela estrada, o tempo de viagem pode chegar a uma hora. Com o túnel, a travessia será reduzida para até 5 minutos, beneficiando diretamente os mais de 720 mil moradores das duas cidades e trabalhadores que se deslocam diariamente entre elas.
Com investimento total estimado em R$ 6,8 bilhões, o projeto contará com aporte público de até R$ 5,1 bilhões, dividido igualmente entre os governos estadual e federal. O contrato, com duração de 30 anos, abrange construção, operação e manutenção da estrutura.
A obra terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, com módulos de concreto pré-moldados instalados no leito do canal portuário — tecnologia amplamente utilizada na Europa e Ásia. Além de agilizar o transporte, o túnel deve impulsionar o turismo, fortalecer a economia local e reduzir emissões ao priorizar meios coletivos e sustentáveis de deslocamento.