|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Dois atletas da equipe Soul Cycle Santos / Fupes integram a seleção brasileira no Campeonato Mundial de Estrada de Paraciclismo, que acontece de terça-feira (26) a domingo (31), em Ronse, na Bélgica. Lauro Chaman, principal nome do ciclismo paralímpico do País, e Amanda Antunes, ambos da classe C3, representam o Brasil na competição.
Lauro Chaman: trajetória e conquistas
Em grande fase, Chaman conquistou três medalhas em provas realizadas neste ano na Europa. Em Bruges (Bélgica), chegou a vencer a prova de resistência, mas acabou desclassificado em decisão polêmica. No mesmo evento, garantiu o bronze no contrarrelógio. Na etapa da Copa do Mundo de Maniago, na Itália, conquistou ouro na resistência e bronze no contrarrelógio.
O ciclista iniciou sua carreira competindo contra atletas sem deficiência e acumula conquistas expressivas no paraciclismo, como as medalhas de prata e bronze nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o título mundial de estrada na África do Sul em 2017 e diversas medalhas em mundiais de pista, incluindo as conquistas em Glasgow 2023.
Amanda Antunes: hegemonia nacional e busca por medalha internacional
Amanda Antunes chega ao mundial em ascensão. Neste ano, conquistou cinco ouros e duas pratas na Taça Brasil, além do título da segunda etapa da Copa do Brasil nas provas de resistência e contrarrelógio. Pentacampeã brasileira, também soma conquistas no parapanamericano e no ciclismo de pista, onde faturou três ouros no Campeonato Brasileiro de 2025.
Mundial de Pista no Brasil
Além do desafio na Bélgica, Chaman e Amanda também competem em outubro no Campeonato Mundial de Pista de Paraciclismo, que será realizado no Rio de Janeiro. A equipe de Santos terá mais representantes na competição, entre eles Dirceu Almeida (C3), Roberto Franco Neto (C2), Marcia Fanhani e Maria Mullher (WB, tandem) e Gabriel Ribeiro da Silva (C4).
