A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta quinta-feira (21/8) Álvaro Jabur Maluf, um dos donos da rede Camisaria Colombo, durante uma operação que apura suspeita de fraude milionária no sistema bancário e ocultação de patrimônio. Além dele, o irmão, Paulo Jabur Maluf, também é alvo da ação. Ao todo, são cumpridos quatro mandados de prisão temporária e 12 de busca e apreensão em São Paulo, Birigui, Avaré e Brasília.
As investigações apontam que o grupo utilizava uma vulnerabilidade bancária para gerar créditos inexistentes e movimentar grandes quantias em contas diversas, estratégia que teria permitido a centralização de parte relevante dos recursos em uma única empresa.
A trajetória de Álvaro Jabur Maluf já havia lhe rendido reconhecimento público. Em 2006, ele foi homenageado na Câmara Municipal de São Paulo pela vereadora Claudete Alves (PT), recebendo a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo. A justificativa apresentada à época destacava a transformação da Colombo em uma das maiores redes de vestuário masculino do país, além do que foi descrito como compromisso social do empresário.
O caso agora coloca sob os holofotes a figura de um dos nomes mais conhecidos do setor varejista de moda masculina no Brasil, que construiu a expansão da marca a partir dos anos 1990 e, hoje, é investigado por suposta participação em um esquema financeiro irregular de grandes proporções.